Atividade: Muito Prazer Eu Existo
Muito Prazer, Eu Existo
Composição : Álvaro Socci / Cláudio Matta
"Existem filhos que precisam mais carinho
De mais cuidados e atenção especial
E essas crianças quando muito bem amadas
Só Deus quem sabe qual o seu potencial
De mais cuidados e atenção especial
E essas crianças quando muito bem amadas
Só Deus quem sabe qual o seu potencial
Seus pais conhecem um segredo do universo
Da harmonia na diversificação
Amar alguém dito normal é muito fácil
Longe de indiferença e discriminação..."
Da harmonia na diversificação
Amar alguém dito normal é muito fácil
Longe de indiferença e discriminação..."
Me pergunto se a indiferença é natural
Me pergunto em que consiste ser normal
Me pergunto qual o referencial
Por que todo mundo tem que ser igual ?
Me pergunto em que consiste ser normal
Me pergunto qual o referencial
Por que todo mundo tem que ser igual ?
Quem de nós é um ser humano exemplar
Quem de nós não tem espelho pra se olhar
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar
Quem de nós não tem espelho pra se olhar
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar
Alguns de nós julgam-se mais que todo mundo
Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
Comparações são vaidosas ou amargas
Tudo na vida tem uma razão de ser
Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
Comparações são vaidosas ou amargas
Tudo na vida tem uma razão de ser
Tem gente preconceituosa e arrogante
E eu me preocupo com seu modo de pensar
Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
Que faz pessoas diferentes só pra olhar
E eu me preocupo com seu modo de pensar
Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
Que faz pessoas diferentes só pra olhar
Muito prazer, EU existo.
Dinâmica do Barbante
Material: Um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
Desenvolvimento:
-Forme com os alunos uma grande roda. Em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante;
-Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade;
- Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante. Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos;
-Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura;
- Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos que foram feitos individualmente;
- No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um percebeu com a brincadeira.
Obs: Essa dinâmica foi encontrada no Google.
Roteiro
1- Apresentação;
2- Todos sentados em círculo no chão;
3- Dinâmica do Barbante;
4- Reflexão;
5- Música "Muito Prazer, Eu Existo". (CD);
6- Interpretação: Cada estrofe, possibilitando aos alunos relacionarem a letra com a vivência de cada um e com a realidade de Sala de aula;
7- Reflexão sobre a frase: "Muito prazer, eu existo";
8- Cantar a música (todos);
9- Entregar uma folha em branco para cada aluno desenhar e pintar o seu auto-retrato destacando suas diferenças;
10- Montar um mural com os trabalhos e fotos da atividade.
Obs: Sugestões para trabalhar em sala de aula posteriormente: explorar o texto (gramática, interpretação escrita, produção de texto, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário