Para quem acredita na inclusão

Procura-se urgentemente alguém que acredite na inclusão.
Alguém que esteja aberto à incluir, a abrigar, a abraçar, a acolher.
Que seja disposto a abrir oportunidades.
Tenha boa vontade para estimular as habilidades de outrem.
Que queira perceber as potencialidades de outro alguém.
Que seja humano.
Alguém que veja além das máscaras.
Que consiga acreditar no outro.
E que acredite em si mesmo.
Alguém que queira assumir desafios.
Que não tenha medo das diferenças.
Mas que seja diferente.
Que não acredite em barreiras.
E que não aceite limites.
Procura-se alguém que confie no brilho do olhar.
Que tenha fé no seu próprio coração.
E que acredite na INCLUSÃO.

Lara Orlow

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sensibilização pela Inclusão na E.C.07 : Dinâmica do Barbante

Atividade: Muito Prazer Eu Existo


A professora Inês da E. C. 07 do Guará (sala de recursos) desenvolveu com a professora
Nersilene uma atividade de sensibilização pela INCLUSÃO, com os alunos da escola
utilizando a dinâmica do barbante.





Muito Prazer, Eu Existo
Composição : Álvaro Socci / Cláudio Matta
"Existem filhos que precisam mais carinho
De mais cuidados e atenção especial
E essas crianças quando muito bem amadas
Só Deus quem sabe qual o seu potencial
Seus pais conhecem um segredo do universo
Da harmonia na diversificação
Amar alguém dito normal é muito fácil
Longe de indiferença e discriminação..."
Me pergunto se a indiferença é natural
Me pergunto em que consiste ser normal
Me pergunto qual o referencial
Por que todo mundo tem que ser igual ?
Quem de nós é um ser humano exemplar
Quem de nós não tem espelho pra se olhar
Quem de nós é capaz de atirar
A primeira pedra sem se machucar
Alguns de nós julgam-se mais que todo mundo
Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
Comparações são vaidosas ou amargas
Tudo na vida tem uma razão de ser
Tem gente preconceituosa e arrogante
E eu me preocupo com seu modo de pensar
Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
Que faz pessoas diferentes só pra olhar
Muito prazer, EU existo.

Dinâmica do Barbante
Material: Um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
 Desenvolvimento:
 -Forme com os alunos uma grande roda. Em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante;
 -Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade;
- Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante. Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos;
-Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura;
- Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos que foram feitos individualmente;
- No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um percebeu  com a brincadeira.
Obs: Essa dinâmica foi encontrada no Google.
Roteiro
1- Apresentação;
2- Todos sentados em círculo no chão;
3- Dinâmica do Barbante;
4- Reflexão;
5- Música "Muito Prazer, Eu Existo". (CD);
6- Interpretação: Cada estrofe, possibilitando aos alunos relacionarem a letra com a vivência de cada um e com a realidade de Sala de aula;
7- Reflexão sobre a frase: "Muito prazer, eu existo";
8- Cantar a música (todos);
9- Entregar uma folha em branco para cada aluno desenhar e pintar o seu auto-retrato destacando suas diferenças;
10- Montar um mural com os trabalhos e fotos da atividade.
Obs: Sugestões para trabalhar em sala de aula posteriormente: explorar o texto (gramática, interpretação escrita, produção de texto, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário